por Vanessa Esteves, Ilza Fernanda, Julia Chaplin,
Luana Gasperi e Adriana Bolzan
Você sabia que um canudo de plástico, o qual você usa por apenas alguns minutos, leva até 450 anos para se decompor? Como se não bastasse, ainda causa a morte de milhões de animais todo ano. Porém o problema não é apenas o canudo de plástico: cerca de 1,5 milhão de sacolinhas são distribuídas por hora no Brasil.
Para livrar Florianópolis do plástico, conscientizando a população dos problemas que o material causa, foi criado o projeto Floripa Livre de Plástico. É uma iniciativa apartidária da Frente Parlamentar de Combate ao Lixo no Mar da Câmara Municipal de Florianópolis, organizado pelo ROUTE Brasil, com apoio da campanha Mares Limpos da ONU Meio Ambiente e Ecosurf.
Por isso, encerrando a nossa série de postagens sobre o plástico e com a finalidade de ajudar você a reduzir o consumo desse material, conversamos com o vereador Pedrão para ele nos contar melhor sobre o projeto. Não faça mais parte deste crime ambiental e não espere ninguém, continue lendo o post para começar a mudança agora.
O que é o projeto?
Antes de criar leis, a Frente Parlamentar de Combate ao Lixo no Mar - uma união de vários vereadores que trabalham com uma determinada temática - montou esse projeto como um primeiro passo em direção ao principal objetivo: reduzir o lixo na cidade de Florianópolis. Para isso, é preciso sensibilizar, conscientizar e empoderar as pessoas para que elas possam evitar, por exemplo, o uso excessivo de canudos de plástico, sacolas plásticas e copos e talheres de plástico - materiais utilizados por poucos minutos na rotina, porém que permanecem por 500 anos na natureza.
O início do Floripa Livre de Plástico
A Frente Parlamentar de Combate ao Lixo no Mar teve início ano passado, em 2017, e o projeto tem aproximadamente cinco meses e terá seu encerramento em 22 de dezembro. Os vereadores começaram com apenas R$37 mil de orçamento, então através de ativismo nas redes sociais e com uma ação de limpeza de praia o projeto saiu do papel e virou campanha. Houve doação de camisetas e reuniões quinzenais, sempre sendo debatido determinado tema.
Com os plásticos recolhidos nas praias, há a reciclagem dos que não estão há muito tempo na natureza, que são enviados para a cooperativa. Algumas empresas estão começando a usar esses materiais para transformar em um produto novo. Outros plásticos são usados para construir obras de arte, que são expostas no museu do ROUTE Brasil. Infelizmente, a maior parte coletada ainda é destinada ao aterro sanitário.
A última ação será na Praia Mole, onde será realizada uma limpeza na praia e apresentados os resultados. Após isso, haverá uma intervenção chamada Praia Urbana, que basicamente levará o lixo coletado na ação para o Centro da cidade com as fotos e os dados da campanha, mostrando as partes ruins e boas. Tudo com a intenção de gerar consciência da população, sensibilizar e tentar empoderar ainda mais.
Continuação do projeto
Mesmo com o fim da campanha Floripa Livre de Plástico, a intenção, segundo o vereador Pedrão, é iniciar a construção do Plano Municipal de Combate ao Lixo no Mar, tendo a criação de algumas leis e políticas públicas, além de educação ambiental. A pretensão é realizar parcerias com a FLORAN nas escolas e com os projetos ambientais, promovendo limpezas nas praias, saindo da teoria para a prática.
A tendência, então, é que o Floripa Livre de Plástico saia um pouco de cena e dê espaço para esse Plano Municipal, algo que a Costa Rica fez e que o Chile está fazendo, sendo o que o Brasil quer fazer com um plano nacional. A ideia é criar metas de redução e fazer com que o resíduo sólido não chegue dentro do mar é o objetivo de desenvolvimento do milênio. O mar hoje é um verdadeiro lixão.
Como Pedrão nos disse, "a mudança está nas mãos das pessoas. Uma lei não vai mudar o mundo, o que vai mudar o mundo são as pessoas".
Quer acompanhar os resultados do projeto? Curta a página no Facebook, siga o perfil no Instagram e acesse o site. Além disso, assine a petição para apoiar a campanha Floripa Livre de Plástico e a construção da Política Municipal de Combate ao Lixo no Mar. Juntos faremos uma Florianópolis e um mundo ainda melhores!
Comments