Veganismo para quem?
- *
- 12 de set. de 2018
- 2 min de leitura

Feirinha orgânica no centro de Florianópolis
Opa, tudo bem?
Nesse post iremos falar sobre um assunto evitado por alguns e amados por outros.
Um movimento com base no respeito dos animais, o veganismo. Mas antes de começar, gostaríamos de esclarecer um ponto, a diferença entre veganismo e vegetarianismo.
Vegetariano - Pessoa adepta a uma dieta livre de carne animal. Dividido em três subcategorias (ovolactovegetariano, lactovegetarianos e vegetarianos restritos).
Veganos - Um estilo de vida que busca excluir, na medida do possível toda a forma de exploração e crueldade contra os animais. Além de uma dieta a base de plantas, produtos testados em animais, vestuário, maquiagem, visitas em zoológicos e entre outros.
O movimento, não busca apenas o respeito pelos animais, tendo em vista que atualmente no Brasil a cada segundo são mortos 193 animais pela pecuária 24 horas por dia. Sendo Santa Catarina a maior produtora nacional de suínos e a segunda maior de aves, e um crescimento exponencial na produção brasileira de bovinos.
Em um cenário onde 14,5% das emissões mundiais de gases do efeito estufa são causados pela pecuária. O veganismo se torna um movimento ambientalista, zelando pela saúde da nossa casa, o planeta Terra.

Considerando tudo isso entra mais um ponto, o fato de que 70% das doenças modernas são de origem animal e grande parte delas ligadas à pecuária. Nossa saúde, não apenas pelo fato de que nosso corpo não ser biologicamente preparado para se alimentar de carne animal. A importação e exportação destes animais facilita o deslocamento de organismos causadores de doenças. As mudanças climáticas e outros fatores decorrentes das atividades humanas.

Mercado São Jorge possui feira orgânica e opções veganas
O mercado vegano têm um crescimento de 40% ao ano, inclusive na Grande Florianópolis, já existem bastante opções. Pensando neste crescimento e na importância deste movimento na vida em sociedade, separamos este e os próximos post, acompanhe nosso blog para conferir (:
Por: Bárbara Rosa, Barbara Oliveira, Diógenes Bueno, Arthur Cysne e Hérica do Carmo
Comments