top of page
  • Foto do escritor*

Lazer para você #3 Trilhas


Por: Julia, Kerolayne, Leonardo e Mariana


Se você já tá legal do clima de cidade grande, nada como respirar fundo o ar puro da natureza. Melhor que isso, só se combinar com o visual incrível das melhores paisagens da grande Florianópolis, aí dá pra aproveitar muito mais. Pensando nisso, separamos 3 trilhas imperdíveis aqui da região pra quem gosta de aventura.


Trilha do Gravatá

A trilha do gravatá é a mais indicada para quem quer começar a fazer trilhas, ou está com pouco tempo para conhecer a ilha e não abre mão de uma caminhada em meio a natureza.



A trilha é considerada é tão leve e curta, que pode ser feita até havaianas. O início da trilha é na lagoa da conceição, a primeira parte é uma rampa extensa mas de cimento e depois o restante do caminho é bem aberto e tranquilo. Chegando ao final, você vai encontrar uma casinha de madeira, onde mora um senhor nativo muito simpático, ele leva uma vida simples, vive da pesca e dos alimentos que planta por ali.



A praia do gravatá surge nesse cenário, pequena, tímida e muito charmosa. Encantadora com águas calmas, cristalinas e um azul que brilha com o sol. Um lugar perfeito e renovador, escondido no coração da ilha.



Trilha da Lagoinha do Leste

Das trilhas de Florianópolis, a Lagoinha do Leste é a mais famosa. Tem uma vista incrível da região sul da Ilha, o visual pega parte da lagoa e da praia da Lagoinha do Leste. O trajeto até a praia é bem sinalizado estruturado. Cerca de 1 hora de caminhada com subidas, isso faz com que a trilha seja considerada nível moderado e um pouco cansativa. Por ser uma ilha bem conhecida, você vai encontrar bastante gente fazendo, além de possivelmente dar de cara com barraquinha de bebidas na praia.



O ponto alto da trilha da Lagoinha do Leste é ainda mais além. Ali na praia começa outra parte do percurso, a trilha para a Pedra da Coroa, que é de onde se tem a vista fantástica e conhecida da região. São mais 50 minutos de subidas intensas, um trajeto sem estrutura, sinalização e com pedras soltas que podem dificultar um pouco. Mas já adianto: Vale a pena!



Trilha do Morro do Lampião

Dona de uma visão total do Sul da Ilha com todas as suas praias, cores e paisagens. Essa é a vista do alto do Morro do Lampião. Assim como a vista é de tirar o fôlego, a subida pra chegar até o topo da trilha também pode te fazer ficar sem ar. A extensão da trilha não é tão longa, conta com aproximadamente 1.800 metros, mas quase a todo o percurso é composto de subidas bem íngremes. Haja disposição!



O início da trilha é por estrada de areia e, após passar por uma antena e uma rocha, o caminho é praticamente de mata fechada. Em uma bifurcação, ao pegar o caminho da esquerda, você encontra a famosa Pedra do Urubu – com vista para o Campeche, leste e sul da Ilha. Pegando à direita, encontrará outra pedra com vista para o Campeche, Rio Tavares, Carianos, Costeira e Saco dos Limões. As vistas lá de cima são realmente de cair o queixo.


O nome do morro faz referência aos lampiões usados por moradores locais para orientar os aviadores franceses que pousavam ali nas décadas de 20 e 30. Entre eles, esteve o piloto e escritor Antoine de Saint Exupéry, autor do livro “O Pequeno Príncipe”.


Agora é com você! Junte sua mochila com água, frutas e proteção e decida qual das trilhas você vai encarar primeiro. Bom passeio!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Blog: Blog2
bottom of page