top of page
  • Foto do escritor*

Conversa com nossos jovens sobre sexualidade


Escrito por: Ana Luíza, Edilamar, Evandro, Maurício e Samira.



Conversar com nossos jovens sobre sexualidade, responsabilidade sobre sua vida sexual e suas consequências sempre foi o melhor caminho para evitar DST’s e a gravidez precoce. Explicar sobre as consequências do ato sexual para o corpo e para a vida do jovem, dando a opção de escolher e compreender que a sexualidade pode interferir no andamento de sua saúde física e também sobre a formação de descendentes, que dependerão de seus pais. Sobre os métodos anticoncepcionais, falaremos sobre os mais utilizados e possíveis falhas desses métodos: -



Sobre alguns métodos Contraceptivos


Algumas medicações podem cortar ou diminuir seu efeito no organismo, aumentando o risco da gravidez indesejada, entre essas medicações estão alguns antibióticos, alguns anticonvulsivantes, bem como medicações para controle de HIV, vômitos e diarreias após a ingestão da pílula e alguns remédios naturais (Saw palmeto, Erva de São João e Cimicífuga). - Anticoncepcional via oral – não protege contra DST’s, somente contra a gravidez indesejada. A pílula é o mais popular dos anticoncepcionais, sendo um medicamento a base de hormônios que deve ser tomado diariamente. Também temos o adesivo que é colado na pele e fica no corpo por sete dias liberando progesterona e estrogênios, continuamente. O adesivo deve ser colado no primeiro dia da menstruação, a caixa contem três unidades, então se usa por três semanas seguidas, retirando o ultimo e esperando até o primeiro dia da menstruação para recomeçar o novo ciclo.

- Anticoncepcional injetável – Age no organismo da mulher de forma semelhante ao anticoncepcional oral, sendo uma injeção que contem hormônios, como progesterona, ou progesterona em conjunto com estrogênios que impedem o corpo da mulher de liberar óvulos, tornando o muco do colo uterino espesso. A mulher precisa tomar uma injeção por mês, ou então uma a cada três meses, administrada por profissional da área da saúde. Porém, depois de aplicada ela é irreversível, então em casos de efeitos colaterais não pode ser interrompida. A coisa boa desse método é que não precisa se lembrar de tomar todos os dias. Novamente não protege contra DST’s, é bom ficar claro que o único método que serve como protetor contraceptivo e que ao mesmo tempo protege contra as DSTs, é o preservativo, masculino ou feminino. ( camisinha). - O contraceptivo Intra- Uterino, conhecido popularmente como DIU, é um dispositivo feito de plástico flexível moldado em forma de T que pode ser introduzido, no útero, e também retirado somente por um ginecologista para impedir a gravidez. Embora esse dispositivo possa ser colocado em qualquer momento do ciclo menstrual, é preferível coloca-lo nos doze primeiros dias do ciclo menstrual. O DIU, pode provocar efeitos colaterais como: dores e contrações uterinas em mulheres que nunca tiveram filhos, pequena hemorragia logo após sua colocação, desmaios e corrimento vaginal. Mas tem a vantagem de não provocar alterações de peso, mudanças de humor, ou diminuição da libido, pode ser usado em qualquer idade da vida adulta e não interfere na amamentação.

- Diafragma é um contraceptivo em forma de um copinho feito de silicone em formato de cúpula que a mulher insere na vagina algumas horas antes do ato sexual, porém, para ser eficaz é preciso que ele seja usado com espermicida para impedir que os espermatozoides cheguem aos óvulos. Só é vendido com receita médica, sua eficácia é de 88/% e tem que ser inserido até 18 horas antes do ato sexual.



E.E.B. Governador Ivo Silveira


Em palhoça – centro. Os professores Douglas e Adriano promoveram juntamente com os alunos do ensino médio no segundo semestre do ano passado (2017), um projeto que falava de sexualidade e drogas, nesse projeto foi abordado o tema prevenção a gravidez precoce, eles conseguiram que a enfermeira Gabriela (enfermeira do posto de saúde de palhoça) desse uma palestra de orientação sexual, onde abordavam os temas; DSTs, prevenção a gravidez precoce. Parabéns aos professores e aos alunos do E.E.B. Governador Ivo Silveira.





Aquém quiser mais informações sobre o tema, fomos informados no posto de saúde do Bairro Bela Vista em Palhoça SC, (posto esse que está de parabéns pela cordialidade nos atendimentos presenciados por mim), que os agentes de saúde do seu bairro podem tirar todas as dúvidas quanto a métodos contraceptivos. Segundo informações; as agentes de saúde receberam treinamento para isso. O que não puderem sanar de dúvidas, vão poder lhe ajudar a marcar uma consulta com um ginecologista para que você esteja bem informada e segura.

_Saiba mais:

* Anticoncepcional engorda? https://www.youtube.com/watch?v=oVXIu0TNPA8.



47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Blog: Blog2
bottom of page