HIGOR LUIZ MENDONÇA ZENARO
Iremos falar um pouco sobre os mistérios da ilha que até mesmos muitos manézinhos nem sabem.
ILHA DA MAGIA - BRUXAS DE ITAGUAÇU A LENDA
Florianópolis é também chamada de Ilha da Magia e isso não é por conta de suas belezas locais. Há inúmeras lendas na região que envolvem a presença de bruxas, que teriam chegado em Florianópolis a partir da colonização açoriana, além de lobisomens. Uma das histórias envolve a praia de Itaguaçu, que teria sido o local de uma festa de tais seres fantásticos.
Diz a lenda que as bruxas da região queriam fazer uma linda festa aos moldes da alta sociedade. O local para o encontro festeiro seria a praia do Itaguaçu, em Florianópolis, o mais belo cenário da terra.
Todos seriam convidados, os lobisomens, os vampiros e as mulas-sem-cabeça. Os mitos indígenas também compareceram, entre eles estavam os curupiras, os caiporas, os boitatás, e muitos outros.
Em assembléia, as bruxas decidiram não convidar o diabo pela razão de seu imenso fedor de enxofre e pelas atitudes antisociais, pois ele exige que todas as bruxas lhe beijem o rabo como forma de firmar seu poder debochadamente absoluto.
A orgia se desenrolava, quando surge de surpresa o diabo que entre raios e trovões, raivosamente irritado pela atitude marginalizante das bruxas, as castiga, transformando-as em pedras grandes, que até hoje flutuam nas águas do mar verde e azul da praia do Itaguaçu.
Daí o nome do lugar na língua indígena:
ITA = Pedra + GUAÇU = Grande
FORTALEZAS PORTUGUESAS
Localizado nas águas Baia Norte da ilha não muito longe da ponte Hercílio Luz se localiza uma pequena ilha com monumentos históricos de guerra.
Com a imigração portuguesa, o litoral de Santa Catarina foi ganhando diversas fortalezas para tentar evitar qualquer tipo de invasão espanhola. Em Florianópolis, há importantes fortalezas da época, como a Santa Cruz, Nossa Senhora da Conceição e Santo Antonio.
Baleias francas à vista!
Uma das mais famosas praias do sul da ilha catarinense e, também, uma das mais bonitas, a Praia da Armação é conhecida como ponto de encontro de surfistas. E não é para menos: o mar é agitado e com belas ondas. Mas a principal curiosidade da Praia é a origem do seu nome.
Por volta do século XVIII, a região onde fica a Praia da Armação era o ponto de encontro para a caça das baleias francas. A atividade, que hoje é proibida, durou muitos anos. E no Mirante do Morro das Pedras ainda é possível observar as baleias francas que continuam visitando a Praia todos os anos, entre julho e novembro, para amamentar os filhotes. É um verdadeiro espetáculo da natureza!
Comments