top of page
  • Foto do escritor*

#2 Trabalhar para ter experiência, experiência para poder trabalhar



Continuando no tema do artigo “Trabalhar para ter experiência, experiência para poder trabalhar”, entrevistamos algumas empresas sobre a necessidade de se comprovar uma experiência na área no momento da contratação.



O que querem as grandes empresas


Empresas com grandes recursos se demostram mais abertas a terem jovens menos qualificados em sua rede de funcionários. Algumas pelo fato de não ter um "Vício de trabalho” implantado ou pelo simples fato de ter uma mente cheia de ideias novas e cheia de vontade para trabalhar. Em contra ponto empresas com capital menor ou com um estrutura reduzida, se mostraram preferir jovens já capacitados e com experiência na área, já para resolver possíveis problemas e não ter que deixar setores parados para estar ensinando certas atividades!



Entrevista com a Softplan


Uma das maiores empresas de tecnologia da região da grande Florianópolis nos falou sobre seu perfil de contratações e da foram que é feita essa seleção:


“A Softplan investe muito em jovens talentos e sempre procuramos pessoas que tenham o perfil da empresa e da vaga, muitas vezes não pesando tanto o nível de experiência. Mas é claro que como análise é bom que o jovem tenha experiências, mesmo que não sejam profissionais, mas suas vivências pessoais e até mesmo acadêmicas contam também. Em caso de estágio e jovem aprendiz nós valorizamos muito competências comportamentais que tragam pessoas com muita vontade de aprender, de se desenvolver, com proatividade."



Trabalhar com o que ama ou trabalhar pelo dinheiro


Jovens tem encontrado cada vez mais dificuldade em conseguir empregos pois além da grande crise que o país passa (mostrada no primeiro artigo) a questão do “trabalho ideal” tem sido algo que acaba afligindo certas pessoas. Trabalhar com o que ama ou trabalhar pelo dinheiro? A pergunta não é fácil de ser respondida e ainda mais complexa de vivencia-lá! Empresas pequenas acabam não gerando oportunidades para jovens novos no mercado e grandes empresas acabam tendo uma concorrência de certa forma absurda.


Abordados em como conseguir se destacar nesse grande mercado sem mesmo ter algo de referências para mostrar na entrevista, um de nossos entrevistados comentou que “É muito mais importante termos pessoas que combinem com a empresa, que se identifiquem com os valores, e que queiram, assim como nós, participar da transformação digital. O que eu posso falar sobre o que fazer, eu digo sempre procurar conhecer coisas novas, aprender as metodologias de inovação que estão tão atuais no mercado. Que estejam aptos a se desenvolver e crescer, não só profissionalmente mas pessoalmente também.” De certa forma demostrando que não basta querer fazer parte de empresa A, se você se identifica muito mais com a empresa B. É possível? Sim! Mas acaba sendo uma tarefa um pouco mais complicada!



Empresas públicas e privadas


Empresas públicas e privadas estão cada vez mais se preparando e criando cursos profissionalizantes, treinamentos e dando bolsas de estudos para seus novos profissionais. São formas de deixar todos capacitados e ligados de certa forma a empresa. O que tem ajudado novos profissionais, principalmente menores aprendizes, a começarem já com certa confiança e apoio no seu novo ambiente de trabalho.


Além dos cursos, o incentivo a seguir carreira na empresa tem sido algo que tem aumentado no mercado. Uma pessoa que começa na empresa, tem o desejo de ver ela crescer e estar junto nesse momento, foi o que falou Nicole Haviaras da Softplan

"A empresa incentiva muito a capacitação de jovens profissionais para que se tornem colaboradores, pois estamos em um momento de grande investimentos em inovação e para isso precisamos de pessoas com essa mentalidade, trazendo para a cultura da empresa."


O que ainda queremos falar é sobre o que a comunidade ainda tem visto nesse momento, realmente existe essa ajuda das empresas? Os jovens tem se esforçado para conseguir entrar no mercado de trabalho?


Esse questionamentos serão discutidos na próxima postagem!



Autores: Gabriel Pereira, Tiago, Bruno Til, Lucas Passos

4 visualizações0 comentário
Blog: Blog2
bottom of page